Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância

Curso

Descrição: 

IEDP - Cursos Profissionais - Técnico de Apoio à InfânciaOs cursos profissionais do IEDP, formam técnicos nas mais diversa àreas de formação, pelo que o Técnico de Apoio à Infância é um profissional qualificado, mais do que um acompanhante de crianças, apto a acompanhar e vigiar crianças. Este técnico trabalha sob supervisão dos educadores de infância ou de forma autónoma, e garante a segurança e bem estar das crianças, colaborando na organização e desenvolvimento das actividades educacionais.

Saídas Profissionais: 
  • Creches e jardins de infância;
  • Centros de ATL;
  • Colégios.
Perfil Profissional: 
No final dos três anos de formação, este técnico será capaz de:
  • Colaborar na educação e formação das crianças que lhes são atribuídas, nomeadamente no que se refere a regras sociais, de alimentação e saúde;
  • Estabelecer diálogo com diversos agentes com responsabilidade na educação das crianças, no sentido de suprir às suas necessidades educacionais e sociais;
  • Acompanhar as crianças nas diversas dimensões do quotidiano institucional ou jardim de infância.
Condições de Acesso: 

9º Ano de escolaridade ou equivalente.

Certificação: 

A conclusão com aproveitamento deste curso profissional confere o 12º ano de escolaridade e um certificado profissional de nível III.

Plano Curricular: 

IEDP -  Curso Profissional - Técnico de Apoio á Infância

Actividades

Comemoração do “Dia Mundial da Criança” em parceria com a Junta de Freguesia de S.João

A junta de Freguesia de São João - Lisboa, com o apoio do IEDP, no âmbito do Dia Mundial da Criança, convida todas as crianças, familiares e público em geral, a participarem nas atividades que serão desenvolvidas no Jardim da Paiva Couceiro, onde se incluem Ateliers de Artes Plásticas, Jogos Tradicionais, Insufláveis e muitas outras brincadeiras. Todas as atividades serão dinamizadas pelas alunas do 2º ano do Curso Técnico de Apoio à Infância. 

Aguardamos a vossa participação !!!

Workshop “Importância do Pátio Escolar” pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC)

No passado dia 29 de Novembro, as turmas de 1º ano de Técnico de Apoio à Infância e Técnico de Animação Sociocultural receberam a Drª. Melanie Tavares, coordenadora da mediação escolar do Instituto de Apoio à Criança (IAC), a qual veio transmitir-nos variados conhecimentos imprescindíveis à prática profissional do curso.

O IAC tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos, procurando em cada momento ser a voz que chama a atenção, pressiona, atua, realiza ações que ajudem a que mais crianças vivam com alegria o tempo de ser criança.

Workshops de Expressão Corporal, Dramática e Musical com o actor Marco Trindade

No decorrer do ano lectivo, a turma de Técnico de Apoio à Infância  do 1º ano, realizou diversos Workshops de Expressão Corporal, Dramática e Musical com o actor Marco Trindade.

Os alunos do curso de Técnico de Apoio à Infância foram surpreendidos com a presença de Marco, um jovem actor multifacetado, que dinamizou diversos workshops de expressões com a turma em questão.

Escola Profissional IEDP - Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância - Semana de Actividades no Exterior

A escola profissional IEDP marca a diferença ao criar uma Semana em Movimento.

No decorrer da semana de 10 a 14 de Outubro, as alunas de Técnico de Apoio à Infância (TAI) das turmas último e primeiro ano, que frequentam o Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional, tiveram uma semana de actividades no exterior, as actividades decorreram na Quinta das Conchas, Lumiar, e no Parque das Nações.

Nós, a Capuchinho Vermelho e o Lobo Bom

Nós, a Capuchinho Vermelho e o Lobo Bom -IEDPNo decorrer da Semana em Movimento, as turmas de Técnico de Apoio à Infância do IEDP tiveram oportunidade de realizar diversas actividades pensadas no seu plano curricular. O dia 12 de Outubro foi um destes dias e o visionamento do filme “ A Capuchinho Vermelho – a nova aventura”, a eleição. Tendo em conta que as turmas que participaram foram TAI_09/11 (Técnico de Apoio à Infância) este filme não poderia ter sido mais adequado. O Centro comercial do Campo Pequeno foi o local escolhido para este acontecimento.

O filme retrata uma velha história infantil no qual as novas tecnologias e o futurismo está presente. Não deixando de ser “O Capuchinho vermelho”, a nova versão adapta-se, na perfeição, aos dias de hoje.

Colégio Astória recebe futuros Técnicos de Apoio à Infância

Colégio Astória recebe futuros Técnicos de Apoio à Infância

Nos dias 10, 11 e 13 de Outubro, as turmas de Técnico de Apoio à Infância do IEDP tiveram a oportunidade de visitar o Colégio Europeu Astória.

Descrição: http://www.guiadacidade.pt/empresas/l/logotipos/26043__1279020870.jpgO Colégio Europeu Astória tem um sistema educativo bilingue(Português e Inglês) que permite a transmissão de valores como a consciência do Eu e dos Outros, responsabilidade, confiança, cidadania e civismo, pelo que permitiu às nossas formandas contactar com um método diferente do que já haviam tido contactado noutras oportunidades.

Durante esta visita, os alunos, conheceram as instalações do estabelecimento, observaram as suas rotinas e as aulas de “dança criativa” leccionadas pelo professor Alberto Resende assim como interagiram com crianças das diferentes faixas etárias.

Esta experiência foi uma mais valia para os nossos futuros Técnicos de Apoio à Infância, que assim conheceram mais uma realidade do nosso sistema educativo.

Escola Profissional IEDP - Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância - Visita de estudo à exposição Lisboa aos Olhos do Sem Abrigo

No passado dia 12 de Maio, as alunas do curso profissional de Técnico de Apoio à Infância do IEDP (Instituto de Educação e Desenvolvimento profissional) saíram em visita de estudo à exposição ‘Lisboa aos Olhos do Sem Abrigo’.

A exposição foi organizada pelo Exército da Salvação e decorreu no Centro de Apoio ao Sem Abrigo de Xabregas.

Escola Profissional IEDP - Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância - Visita de Estudo Casa do Gil

IEDP - Escola Profissional - Curso Profissional de Tai - Casa do GilNo passado dia 18 de Maio, as alunas do curso profissional de Técnico de Apoio à Infância do IEDP (Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional) saíram em visita de estudo à Casa do Gil.

Esta visita surgiu no âmbito do módulo VI da disciplina de Sociologia em que se aborda a temática das instituições com projectos de intervenção social e permitiu que as visitantes contactassem com uma realidade que lhes era alheia.

Evento Dia Mundial da Criança (Parceria Casa com Gil)

IEDP - Escola Profissional - Curso Profissional de TAI - Fundação Casa do Gil A celebração do Dia Mundial da Criança teve este ano uma comemoração especial para as alunas do curso de Técnico de Apoio à Infância (TAI) do IEDP.

A turma foi convidada pela Casa do Gil a participar nos festejos deste dia que decorreram no Parque das Nações e que contou com a participação de várias instituições de solidariedade social e muitas crianças.

Escola Profissional IEDP - Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância - Actividade da disciplina Expressão corporal, dramática e musical

Nos passados dias 28 e 29 de Abril, as alunas do  curso profissional de Técnico de Apoio à Infância (TAI-09), aceitaram o desafio da disciplina de Expressão corporal, dramática e Musical, e incorporaram personagens como um mendigo, uma pessoa idosa, um futebolista, entre outras.

Foram dois dias intensos, em que as alunas, só poderiam desfazer a representação à porta de casa, isto é a personagem prevalecia no caminho casa – IEDP, almoço e durante todo o período de aulas.

Vídeos

O IEDP e as suas turmas dos Cursos Profissionais  na Futurália